PERGUNTAS FREQUENTES

Qual a vantagem em se utilizar a ADULTRAP®?

A ADULTRAP captura a fêmea de Aedes e com isso compõe um sistema de vigilância que contempla o monitoramento em tempo real do fator determinante à proliferação de doenças transmitida por este mosquito. As informações servem para efetiva e precoce vigilância voltada à detecção de fatores condicionantes de risco de transmissão de doenças, potencializando as medidas de prevenção e controle, resultando em preservação da vida e das condições socioeconômicas. Tal importância é o que justifica a implantação de um modelo de vigilância moderno, eficiente e eficaz com armadilha ADULTRAP capaz de contribuir com a prevenção e controle mais efetivos destes problemas de saúde e as suas resultantes econômicas.

Muitas das medidas de controle hoje dependem da notificação de casos humanos, o que fatalmente acontece de forma tardia e compromete a qualidade do controle. A subnotificação de casos de doenças transmitidas por vetores ou a notificação tardia são fatores que dificultam a prevenção e o controle destas doenças, exigindo ferramenta de vigilância como a armadilha de captura de fêmeas do mosquito AEDES que permite a detecção de risco de transmissão de doenças de forma oportuna, precoce, para que haja potencialização das ações de controle. Conhecer onde está o mosquito transmissor antes de aparecer casos da doença adianta significativamente a realização de medidas de prevenção.

Com a ADULTRSAP é possível criar índices de infestação do mosquito na fase adulta (a armadilha captura mosquito alimentado e potencialmente contaminado) e com auxílio de laboratório de biologia molecular o mosquito capturado vivo e íntegro permite a detecção e o monitoramento de mosquitos contaminados, ainda que os sistemas de vigilância de casos humanos não tenham detectado pessoas doentes. Estas informações permitem antecipar a execução das medidas de controle por se saber onde está o transmissor da doença (mosquito), em que quantidade e se setá contaminado ou não.

A armadilha foi amplamente testada em pesquisas laboratoriais e de campo e teve sua eficácia comprovada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Centro de Controle de Zoonoses de Foz do Iguaçu n o Paraná. (CCZ-FOZ)

É uma excelente ferramenta de vigilância entomológica e integra um sistema de vigilância que viabiliza o geoprocessamento de informações e a tomada de decisão oportuna e precisa, voltada ao controle do vetor AEDES.

Captura o Aedes aegypti vivo e íntegro, o que viabiliza a realização de testes laboratoriais complementares de isolamento de vírus neste vetor.

É segura. Não vira criadouro.

Não tem custo para manutenção em rotinas de Vigilância Entomológica, desde que haja zelo com o equipamento.

Os insetos são identificados a campo e com isso dispensa-se gastos com estrutura laboratorial e laboratorista.

Usa água de torneira como isca para capturar a fêmea de Aedes aegypti. Dispensa uso de atraentes sintéticos.

O inseto fica aprisionado por conta da arquitetura da armadilha, com isso, dispensa produtos adesivos.

A equipe de trabalho é a mesma de campo, sendo assim, não requer gastos com mão-de-obra adicional.

É versátil e pode ser utilizada para captura de outros dípteros a medida que se utiliza isca específica.

A Utilização junto a rotina do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) e programas que visem o controle de Aedes aegypti é possível e ocorre em sinergia com as rotinas do programa.

A armadilha é segura e os testes demonstram que o equipamento não transforma-se em criadouros, mesmo quando exposto por longo período a campo.

Pode ser utilizada pela População sem riscos em relação ao vetor.

A fêmea do mosquito é capturada e assim há interrupção de possível transmissão de doenças.

Interrompe o ciclo de vida do mosquito pois a fêmea é capturada e levada ao laboratório ou morre na armadilha, isto elimina a possibilidade de novas posturas.

Por que a ADULTRAP® é tão eficiente?

A ADULTRAP®, por sua característica estrutural, cor e estímulos gerados pela isca (água de torneira) exerce atração de mosquitos que ficam aprisionados em sua arquitetura e permanecem vivos e íntegros. Isto possibilita a identificação do principal vetor alvo, o Aedes aegypti, em campo.

A captara do inseto vivo e íntegro viabilizando testes de isolamento de patógenos (vírus da Dengue, Zika e Chikungunya) e a geração de índices de infestação que refletem a real possibilidade de transmissão de doenças.

A armadilha é de simples utilização pelos profissionais de saúde.

A ADULTRAP® é uma armadilha segura?

A armadilha é segura e os testes demonstram que o equipamento não transforma-se em criadouros, com isso não prolifera mosquito, mesmo quando exposto por longo período a campo.

A armadilha pode capturar outros insetos?

É versátil e pode ser utilizada para captura de outros dípteros a medida que se utiliza isca específica.

Onde posso e como utilizar a armadilha?

A armadilha deve ser utilizada preferencialmente para compor sistema de vigilância entomológica e geração de índices de infestação associados à técnicas de geoprocessamento.

Pode ser utilizada como ferramenta para captura do inseto íntegro e utilização do mesmo para técnicas de identificação dos vírus ou outros possíveis patógenos associados ao vetor.

Pode ser utilizada no peridomicílio e no intradomicílio.

Pode ser utilizada de forma fixa e permanente nos imóveis ou ser instalada por tempo determinado para avaliação de riscos de transmissão de doenças e/ou avaliação de resultado das mediadas de controle.